sábado, 19 de março de 2011

O Fantasma da Ópera


( foto 1 ) Gerard Butler e Emmy Rossum


( foto 2 ) Sarah Brightman

Resolvi começar minha análise por um dos meus filmes favoritos. O Fantasma da Ópera, é um clássico que vem conquistando gerações a décadas. O romance francês de Gaston Leroux conta a história de um monumental e luxuoso teatro construído entre 1857 e 1874, sobre um enorme lençol de água subterrâneo. Os empregados afirmam que a ópera se encontra assombrada por um misterioso fantasma, que causa uma variedade de acidentes. O fantasma chantageia os dois administradores da Ópera, exigindo que continuem lhe pagando um salário de 20 mil francos mensais e que lhe reservem o camarote número cinco em todas as atuações. Entretanto, a jovem inexperiente bailarina (e mais tarde cantora) Christine Daaé, acreditando ser guiada por um "Anjo da Música", supostamente enviado pelo seu pai após a sua morte, consegue subitamente alguma proeminência nos palcos da ópera quando é confrontada a substituir Carlotta, a arrogante Diva do espectáculo. Christine conquista os corações da audiência na sua primeira atuação, incluindo o do seu amor de infância e patrocinador do teatro, Visconde Raoul de Chagny. Erik, o fantasma, não gosta da relação entre Christine e Raoul e a leva ao seu "mundo" subterrâneo que Christine considera um lugar frio e sombrio, onde ela percebe que o seu "Anjo da Música" é na verdade o Fantasma que aterroriza a ópera.
Isso é só um pouco do enredo do filme, não teria graça contar o resto. Vocês devem estar se perguntando por que de duas fotos, é que na verdade poucas pessoas sabem, mas O Fantasma da Ópera desde sua publicação foi adaptado inúmeras vezes para o cinema e atuações de teatro, atingindo o seu auge ao ser adaptada para a Broadway, por Andrew Lloyd Webber, Charles Hart e Richard Stilgoe. 
Sarah Brightman ( foto 2 ) ficou conhecida no mundo todo ao interpretar Christine na primeira versão do musical. A mesma foi a fonte de inspiração para Andrew Lloyd Webber criar o musical do Fantasma (os dois foram casados por bastante tempo). Sendo até hoje um dos musicais mais vistos da Broadway, continua no palco até hoje desde sua estréria em 1986. O motivo da foto um acredito que nem preciso comentar, muitos fãs desconhecem esse lado do Gerard Butler. A verdade é que ele me surpreendeu também pois se mostrou um ator completo e que voz hein?! 
Minha única revolta com o filme é o fato de Christine escolher o Raoul e não o Fantasma. Acredito em romances e principalmente em romances que superam quaisquer diferença. É uma pena Christine julgar o fantasma pela sua aparência, o que torna o romance um dos mais cruéis e infiéis aos ideais românticos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário