segunda-feira, 12 de novembro de 2012

'

Bom gente, ainda referente aos trabalhos gostaria de falar o do Marcelo meu colega e da sua dupla. O trabalho deles foi diferente do meu, cada um da dupla resolveu falar sobre um artista. O Marcelo escolheu nossa querida Frida Kahlo, pra quem não conhece vou fazer um resumo básico pra vocês entenderem a obra acima. Ela nasceu em 6 de julho de 1907 na casa de seus pais, conhecida como La Casa Azul (A Casa Azul), em Coyoacán, na época uma pequena cidade nos arredores da Cidade do México e hoje um distrito. Ao contrário de muitos artistas, Kahlo não começou a pintar cedo. Embora o seu pai tivesse a pintura como um passatempo, Frida não estava particularmente interessada na arte como uma carreira. Entre 1922 e 1925 frequenta a Escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México e assiste a aulas de desenho e modelagem.Em 1925, aos 18 anos, aprende a técnica da gravura com Fernando Fernandez. Então sofreu um grave acidente. Um bonde, no qual viajava, chocou-se com um trem. O pára-choque de um dos veículos perfurou-lhe as costas, atravessou sua pélvis e saiu pela vagina, causando uma grave hemorragia. Frida ficou muitos meses entre a vida e a morte no hospital, teve que operar diversas partes e reconstruir por inteiro seu corpo, que estava todo perfurado. Tal acidente obrigou-a a usar coletes ortopédicos de diversos materiais, e ela chegou a pintar alguns deles (como o colete de gesso da tela intitulada A Coluna Partida'). Que é a pintura acima, o mais lindo das obras dela são os simbolismos. Na que esta em destaque podemos ver que ela está com a tala, devido ao acidente, os pregos representam as estruturas de metais que foram colocadas nela durante uma cirurgia para ajudar na recuperação. E o mais importante, a coluna, vocês podem reparar que ela não colocou uma coluna de acordo com a anatomia, ela desenhou uma coluna de templo, mostrando que o corpo dela era o templo dela, aquilo que era mais essencial na vida dela, que podia deixa-lá livre, pois devido as limitações durante sua recuperação ela se sentia presa. Ela também não desenhou uma coluna de templo qualquer, ela desenhou uma coluna Jônica, que é uma coluna simples ela era mais utilizada na construção de templos para divindades femininas. Logo muitas pessoas consideravam Frida surrealista por conta de suas pinturas que traziam esse impacto, como essa representação de sua coluna não ser fiel a da anatomia e mostrar um buraco no meio dela querendo mostrar o seu interior. Para responder essas pessoas Frida fez uma de suas declarações mais bonitas na minha opinião que é " Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade." 





Nenhum comentário:

Postar um comentário